Cirurgias plásticas combinadas

As associações em cirurgia plástica têm sido um recurso bastante utilizado pelos pacientes que desejam aproveitar uma única internação para corrigir mais de uma imperfeição estética. Isto é perfeitamente possível desde que não se exagere nas pretensões e o paciente seja saudável o suficiente para o tipo de procedimento pretendido. Cabe ao cirurgião o bom senso de atender ou recusar determinados procedimentos.

A grande vantagem destas associações de cirurgia é o bom resultado obtido em um único procedimento, o que traz grande economia de tempo e dinheiro para o paciente.

 

 

As associações mais frequentemente em Cirurgia Plástica são:

 

Lipoaspiração e Abdominoplastia;

Lipoaspiração, abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);

Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);

Ritidoplastia e Blefaroplastia.

 

 

Indicações

 

As principais candidatas as cirurgias combinadas são mulheres próximas do peso ideal, que após uma ou mais gestações perdem contorno com as mudanças causadas pelas gestação

 

Cuidados pré-operatórios

 

Antes de optarmos por associar cirurgias, devemos levar em conta as características particulares de cada paciente e criteriosa avaliação médica. O diabetes descompensado, anemia, hipertensão descompensada são alguns dos problemas que contraindicam a utilização deste recurso.

 

É importante ressaltar a necessidade de um preparo pré-operatório adequado e uma equipe habilitada para que o risco cirúrgico seja o mesmo de uma cirurgia menor.